terça-feira, 18 de agosto de 2009

trigonometria e o sketchpad

 

Sketchpad

gsplogo.jpg (12576 bytes)


    Embora haja a consciência de que ainda nem sempre se reúnem as condições necessárias à utilização de meios informáticos na sala de aula, não devem perder-se as oportunidades em que, dispondo-se dessas condições, o tema em estudo sugira ou aconselhe a sua utilização. É nesta perspectiva que sugerimos como introdução ao estudo das razões trigonométricas, a seguinte actividade no GeometerŽs Sketchpad.

autocarro.gif (16147 bytes)

Actividade:

1-Trace um segmento de recta [AB].
Por A, trace uma recta p perpendicular ao segmento.
Em p, marque um ponto C e desenhe o segmento [BC]. Obtém assim um triângulo [ABC],rectângulo em A.

2-Meça a amplitude do ângulo B e determine os valores das razões

3- Varie o tamanho, a forma e a orientação do seu triângulo rectângulo e repita os procedimentos anteriores. Observe quando é que as razões encontradas são iguais e conclua sobre a particularidade dos triângulos em que tal igualdade se verifica.

4- Elabore um relatório breve em que registe as respostas que encontrou para as questões seguintes:

a) Em que casos muda o triângulo sem variarem os valores do seno, do co-seno e da tangente?

b) Quando são iguais os valores do seno e do co-seno de um mesmo ângulo?

c) O que deve fazer-se para aumentar o valor da tangente? E como fazê-la decrescer? Poderá ela valer zero?

d) Quando é o seno maior do que o co-seno?

autocarro.gif (16147 bytes)

    Se pretende obter informações àcerca da utilização do GeometerŽs Sketchpad e algumas actividades, consulte as seguintes páginas na internet:
http://www.cl-gaia.rcts.pt/matematica/
http://www.keypress.com.

coelho1.gif (14785 bytes)

BOTAO_TRAS.GIF (1307 bytes)           BOTAO_FRENTE.GIF (1317 bytes)

Sem comentários:

Enviar um comentário